Mercado cai 3,35% e Dólar sobe a R$5,40, fala de Lula sobre teto de gasto não agrada


 Nesta quinta -feria (10) logo pela manhã o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso que não agradou ao mercado financeiro.

O presidente eleito questionou o debate econômico em torno da estabilidade fiscal, e disse que há gastos do governo que devem ser vistos como investimento.

" Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal estabilidade fiscal nesse pais? Por que toda horas as pessoas falam que é preciso cortar gastos? É preciso fazer superávits? É preciso teto de gastos? Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gastos não discutem a questão social do país? Questionou.

"Por que o povo pobre não está nas planilhas de discussão da macroeconomia? Por que a gente tem metade de inflação e não tem metade de crescimento. Continou Lula.

Após esse discurso o mercado reagiu negativamente o Ibovespa caiu 3,35% atingindo os 109.775,46 pontos o dolár maior queda diária desde de 2021. 

A moeda americana por outro lado disparou 4.09% fechando o dia a R$ 5,39 maior valorização diária do dólar desde 2020.

Durante a semana o mercado não veio se agradando com possíveis decisões de quais seriam as escolhas do presidente eleito a assumir determinadas pastas o nome de Haddad chegou a aparecer como possível ministro da economia que antes iria aparentemente a Henrique Meirelles. 

Lula disse que ainda estão compondo a equipe de transição e que não necessariamente serão esses os ministros definitivos do governo, e que não há definição alguma sobre o Ministro da Fazenda e da Economia.