Ibovespa, futuro recua com preocupação fiscal, e PEC da transição

 O índice futuro opera em baixa na abertura dessa quarta-feira (16)  a atenção dos investidores está voltado a PEC da transição e a exclusão do teto de gastos.


O presidente eleito Lula e sua equipe de transição indicaram um a necessidade de ter um aumento no teto de gastos mais forte do que esperado para 2023, além de retirar os programas sociais do teto de gastos, essa vontade do futuro governo indicou um risco para as contas públicas.

A informações de que a equipe de transição pretende apresentar o texto nesta quarta-feira, sem estipular um prazo no qual o auxilio Brasil fique fora do teto de gastos. Os articuladores políticos querem negociar para que o programa permaneça fora do teto de gasto por todo o mandato petista.

Lula defendeu que o programa fique sim fora do teto de gastos durante todo seu mandato, mas, alguns membros do chamado Centrão querem a exclusão  apenas durante o ano de 2023.

Rodrigo Pacheco presidente do Senado, afirmou que que o Congresso é sim a favor do teto de gastos, já Persio Arida, economista que integra a equipe de transição diz que responsabilidade fiscal e social vão juntas e que é preciso avançar nas duas frente.