US$ 600 milhões em criptomoedas foram roubados por suposto ataque hack

 Clientes relataram que contas foram zeradas.


Durante a madruga de sábado (12) a corretora FTX sofreu o que se diz ter sido um ataque hacker ao sistema da empresa, que drenou cerca de US$ 600 milhões em criptomoedas.

Usuários começaram a relatar saldos zerados em suas contas, dados conferidos por blockchain flagraram a movimentação de ativos saindo das carteiras. Poucos minutos após os relatos a FTX através do seu Telegram informou que havia sido hackeada, a corretora solicitou que seus usuários não baixassem novas atualizações do aplicativo e que excluíssem todos os aps da FTX.

De acordo com dados consultados vai blockchain, tokens da Ethereum, Solana, Binance Smart Chain, saíram das carteias da FTX e FTX US, filial americano da corretora, e migraram para exchanges descentralizados como a 1inch. 

As transferências vieram horas após a empresa ter entrado com pedido de recuperação judicial na sequência de uma perda de recursos de usuários na casa de bilhões de dólares. O valor exato não foi divulgado.

Na comunidade de criptomoedas  no Twitter membros especularam que o acontecimento na verdade seria um ataque, como evidência apontaram o fato de algumas transações notas contendo insultos e piadas obicenas direcionadas ao fundador da TFX.

Após o pedido de falência a FTX e a FTX US iniciaram medidas cautelares para mover todos os ativos para um armazenamento frio (cold store), que na prática seria colocar os criptoativos em uma custódia de dispositivos físicos desconectados da internet, após o ataque a empresa acelerou o processo.