Lula venceu e agora? O que esperar do mercado financeiro

 Como ficará a bolsa de valores com a vitória do candidato petista.


Lula saiu vitorioso ontem dia 30 com uma diferença apertada para Jair Bolsonaro, esse margem pequena na vitória do candidato pode gerar instabilidade no curto prazo devido a polarização política.

Para abertura do mercado nessa segunda-feira (31) a expectativa é de queda para Ibovespa e uma alta para o dólar mantendo o ritmo da semana passada. As estatais por sua vez poderão  sofre quedas mais bruscas trazidas justamente pelo histórico do ex-presidente em  lidar com empresas nas quais o estado tem participação como forma de assegurar certos acordos políticos, resta saber se esse costume, por assim dizer vai permanecer, Banco do Brasil (BBAS3) e Petrobrás (PETR4)  tende a sofrer nessa abertura do mercado.

Lula havia falando em campanha que iria abrasileirar os preços dos combustíveis, e que o banco do Brasil iria atuar como um banco social cobrando taxas de juros mais baixos que os privados.

As preocupações do mercado com Lula podem diminuir caso ele indique Henrique Meirelles para ocupar o cargo de Ministro da Fazenda, Meirelles que foi responsável pela criação do teto de gastos.

O mercado deve ficar bastante agitado até as propostas de Lula serem divulgadas, vale lembre que Lula não havia anunciado nada sobre seu plano de governo.

Na contra ponta o varejo tende a se beneficiar com a vitória do candidato petista, levando em consideração seu governo anterior que pregou uma política de crédito e consumo, ações com Via( VIIA3), Magazine Luiza(MGLU3), Americana(AMER3) devem se beneficiar das decisões do novo presidente.

Já na renda fixa títulos pós-fixados a possibilidade de uma flexibilização fiscal e possível fim de tetos de gastos pode gerar um aumento nos títulos de renda fixa prefixados atrelados a inflação, caso ocorra tais medidas será preciso manter as taxas de juros elevadas.