Como diversificar meus investimentos

 

A diversificação nos investimento nos protege de grandes percas e nos coloca em mais oportunidades, mas como fazer de forma correta, é o que vou explicar agora.


A diversificação de carteira serve para proteção, na maneira que um ativo esteja caindo outro pode estar subindo equilibrando as percas, dessa forma não colocamos todos os ovos na mesa cesta e não ficamos a mercê de um só ativo.

A primeira questão em que devemos nos atentar é em quais setores iremos investir, serão bancos, saneamento, seguradoras, construtoras, fundos imobiliários. E qual a  proporção que será dividido entre eles, quanto você irá colocar em cada parte e qual porcentagem de risco estará disposto a correr de acordo com a volatilidade de cada ativo.

Em segundo passo vem as escolhas dentro de cada setor quais as empresa escolher, quais fundos irão estar mais dentro do padrão, e qual porcentagem para cada diante dos critérios que você irá estabelecer.

Diversificando a carteira, quantas ações devo ter?

Bem, o ideal recomendado é de ao menos 10 ações de empresas diferentes levando em consideração seus objetivos, e ao menos 3 fundos imobiliários, em um porcentagem no tesouro direto, para selecionar de forma adequada separei alguns fatores que deve levar em conta.

Risco Retorno

Quanto menos ações você tiver mais exposto estará as suas variações tanto positivas quanto negativas, separando em 10 ações diferentes você equilibra suas percas, o mercado tende a se comporta de forma não igualitária de acordo com as condições que se apresentam, exemplo se as exportações estão fortes o varejo pode enfraquecer, então se dividir seus investimentos entre os setores acaba por equilibrar as percas do varejo com o retorno das exportações, e vice e versa. Considere a maturidade da empresa, vamos dizer que tenha duas ações disponíveis no mercado Banco do Brasil empresa tradicional com décadas de criação, e do outro lado Nubank uma empresa com menos de duas décadas um histórico curto, é bem menos arriscado investir em Banco do Brasil pelo seu tempo do que no Nubank.

Risco Sistêmico

Esse risco acontece quando todo o mercado se coloca em queda, um exemplo disso foi durante a pandemia onde o mercado por igual veio abaixo, então não se deve descartar esse risco.

Riso Não-sistêmico 

Acontece quando alguns setores sofrem fortes quedas, um exemplo baixo no minério de ferro coloca as ações das empresas com Vale para baixo, e outras mineradoras para baixo, mas não afeta o bancos, seguradoras, saneamento.

Perfil de Investidor

Antes de tudo tenha certeza de que seu perfil de investidor está alinhado a seus interesses, um investidor  de ações tem um perfil agressivo e está disposto a correr risco, se você tem um perfil conservador a renda fixa é um lugar mais apropriado, então antes de mais nada descubra o seu perfil, um assessor de investimento pode lhe auxiliar com essa decisão.

Patrimônio e Alocação de carteira

Uma boa carteira bem balanceada não deve se permitir ter mais de 20% em um só papel ou fundo imobiliário, já que 1/5 da sua carteira estaria em risco nessa situação,  por isso o ideal é sempre realizar um acompanhamento fazendo ajustes conforme necessidade. Deve-se levar em conta o peso da posição de cada  ação conforme o nível de risco que ela representa, quanto maior for o risco, menos participação ela deve ter em sua carteira.

Acompanhamento 

Quanto mais ações menos você irá precisar acompanhar sua carteira, afinal ela irá ficar menos volátil, os tipos de empresa também vão exigir menos ou mais frequência, um exemplo Taesa(TAEE11) é uma ação quase previsível que não tem costume de dar sustos aos seus acionista devido a baixa volatilidade, o mesmo podemos dizer de Sanepar, e Kablin, são empresas mais calmas do mercado e exigem menos atenção.


Então é isso, espero que essas dicas ajudem a esclarecer a forma como você pode diversificar seus investimentos, lembrando que é sempre necessário estar atendo as informações liberadas pelas empresas ou fundos de quais as decisões que são tomadas para curto e longo prazo, afinal o que eles decidem afeta o seu patrimônio, investir em ações não é apenas clicar no compra e venda, requer paciência e disciplina, o mercado no longo prazo pode ter gerar bons frutos e você saber investir de forma correta irá ajuda a se beneficiar desses resultados, muito obrigado e bons investimentos para você.