Brasil faz primeira emissão do Real Digital.

 Brasil começa a fazer emissão da sua moeda digital


Após o incrível sucesso do PIX, o Brasil agora avança e outro grande marco da digitalização de operações financeiras, na ultima quinta-feira (20) foi dado início as primeiras primeiras emissões do Real Digital, a moeda digital do banco central (CBDC).


Você deve estar se perguntando o que é o Real Digital, bem, como o próprio nome sugere é basicamente uma versão digital do Real tendo o mesmo valor do dinheiro tradicional, essa moeda alternativa funcionará como uma stablecoin cuja a modalidade será de 1:1 com o real, ou seja cada 1 real digital terá o mesmo valor que o 1 real físico.

Apesar de digital não se trata de uma criptomoeda, muito longe disso o Real Digital será regulamentado pelo Banco central  que fará sua distribuição por meio de bancos, instituições financeiras e demais participantes dos atuais sistemas de pagamentos.

A criação de uma moeda nacional digital se da pela intenção de acompanhar as tendências globais de países como França e China e demais que já possuem versões digitais de suas moedas.

O Banco Central acredita que o Real Digital poderá contribuir no combate a crimes financeiros, lavagem de dinheiro,muito em função do controle do fluxo financeiro, embora questões sobre privacidade ainda sejam debatidos. Uma das vantagens defendidas pelo Banco Central está internacionalização do Real, no caso compras internacionais poderão ser efetuadas sem a necessidade prévia de conversão para outras moedas, além da redução da emissão de papel moeda.

Embora já em emissão os teste começaram apenas em 2023, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto , já afirmou que moeda digital brasileira só será viabilizada de fato em 2024. Podendo sofrer alterações até seu lançamento definitivo.