Bill Gates Faz doação milionária para combater a Poliomielite atrás de sua Instituição



 A Fundação Bill & Melinda Gates, instituição filantrópica criada em 2000 pelo fundador da Microsoft, irá doar 1,2 bilhão de dólares (mais de R$6,3 bilhões) à Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, sigla em inglês). O dinheiro irá auxiliar na implementação do plano de estratégias de enfrentamento à doença.

Atualmente, a poliomielite está erradicada em grande parte do mundo, mas ainda é uma doença endêmica no Afeganistão e no Paquistão.

Apesar da aparente regionalidade, devido à baixa vacinação nos últimos anos, focos da doença foram detectados nos Estados Unidos e no Reino Unido em 2022.

Além desses países, também há relatos de casos no Malawi, Moçambique, e há um caso em investigação no Brasil  Caso se confirme, esse será o primeiro caso de pólio no país, desde 1989.

A doação realizada pela fundação Bill e Melinda Gates irá auxiliar na implementação dessas estratégias que tem como foco principal a erradicação da doença nos países em que a doença ainda é endêmica.

O GPEI poderá  viabilizar com essa doação o atendimento de saúde para as crianças vítimas da doença, e pesquisas para que novas epidemias sejam evitadas, ou mais bem manejadas.

 As doações recebidas, não apenas pela fundação de Gates, mas também dos países envolvidos, irão ajudar na iniciativa de atuar em prol da disponibilização da melhor forma de prevenção contra a poliomielite: a vacinação.