Senador Americano pediu a suspensão do Tik Tok nos Estados Unidos


Para o senador o aplicativo coleta muitas informações dos seus usuários


 

O senador Marco Rubio (Republicanos / Florida) solicitou a proibição do Tik Tok em todo o território americano, a rede social veem ganhando bastante espaço entre os jovens norte americanos.

Em uma opinião dada para o Washington Post, o senador defendeu seu pedido alegando que segundo a Lei Nacional de Inteligência da China, todos os cidadãos e empresas são obrigados a ajudar na coleta e compartilhamento de dados e inteligência a Pequim. O aplicativo pode rastrear a localização de um aparelho celular e coletar dados de navegação do usuário. Além disso a rede social censura tópicos sensíveis como tratamento de condições de trabalho em Xinjiang.

O Tik Tok já é proibido de ser utilizado em dispositivos do governo americano, e os militares desencorajam membros do serviço a utilizar o aplicativo.

Leia também: Ibovespa desaba 5% e Dólar sobe 5,3 na semana com risco físcal

Essa não é a primeira vez que o pedido de proibição da rede social é feita nos Estados Unidos, em 2020 Donald Trump na época presidente, pediu a proibição do aplicativo alegando risco de segurança nacional após o Tik Tok anunciar que estava coletando uma alta quantia de dados dos usuários, essa situação é muito similar ao do Facebook no caso antitrush quando o governo alemão processou a empresa por coletar muitas informações dos usuários.

Apesar do argumento do senador Rubio, ter um determinada lógica, dificilmente um banimento do aplicativo será feito.