Governos de Países menos desenvolvidos afirmam que petrolíferas devem pagar pela mudanças no clima durante COP-27



 

Durante a COP-27 líderes de países menos desenvolvidos acusaram as nações mais ricas e as gigantes petrolíferas por impulsionar o aquecimento global.

" A indústria de petróleo e gás continua a ganhar US$ 3 bilhões diariamente em lucros" disse Gaston Browne, primeiro-ministro da Antígua, falando na conferência em nome da Aliança dos Pequenos Estados Insulares." Já está na hora dessas empresas pagarem um imposto global de carbono sobre seus lucros como fonte de financiamento para perdas e danos".

As tempestades oceânicas estão cada vez mais violentas e aumentando o nível do mar por conta das mudanças climáticas do planeta, os Pequenos Estados Insulares vem sofrendo com as alterações decorrentes de tais mudanças.

O presidente do Senegal , Macky Sall, falou durante a conferência que os países pobres e desenvolvimento na África precisam de mais financiamento para adaptação ao agravamento das mudanças climáticas e resistiram aos pedidos de uma mudança imediata dos combustíveis fósseis que poderiam prejudicar seu crescimento econômico.