Novo Primeiro Ministro do Reino Unido Rishi Sunak

 

Após Boris Johnson desistir da disputa Rishi Sunak foi eleito primeiro-ministro do Reino Unido.

 Sunak foi o único candidato dentro do partido conservador a conseguir apoio suficiente para se eleger.

Na ultima quinta-feira (20) a então primeira ministra Britânica Liz Truss renunciou ao cargo após uma forte pressão de membros do partido conservador, abrindo uma nova eleição, sendo que a ultima eleição havia sido realizada a menos de dois meses.
Liz parabenizou Rishi em seu twitter e disse que ele terá todo seu apoio.
Angela Rayner, vice líder do partido trabalhista disse que os conservadores elegeram Sunak sem que ele dissesse uma palavra sobre como ele governaria o país.
Sunak é ex-ministro de finanças, tem 42 anos e é o terceiro primeiro-ministro a assumir em menos de dois meses, o novo chefe de estado terá enormes desafios com a necessidade de profundos cortes de gastos e aumentos de taxas de energia, alimentos e hipotecas.

        O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise econômica", disse Sunak em um comunicado declarando sua candidatura no domingo.

O Reino Unido vem enfrentado uma alta taxa de juros com a inflação em dois dígitos, as proposta de Li Truss para cortes de impostos não financiados e alta de preços de energia assustou o mercado no mês passado obrigado o banco da Inglaterra a intervir. 
Há uma forte pressão para o governo ajudar as famílias em maior estado de carência, e isso só se dará através de forte aperto financeiro.
Sunak ainda terá que enfrentar uma forte oposição aos aumentos de impostos e cortes em áreas essências como saúde e defesa.